DESENVOLVIMENTO DE DINÂMICAS DE JOGO EDUCATIVAS NO CONTEXTO DE JOGOS EM FORMATO DE AVENTURAS RPG PARA AMBIENTES ESCOLARES

RAQUEL SILVA



Este projeto tem como objetivo ajudar os alunos a obterem melhores resultados na aprendizagem utilizando jogos interativos com narrativas que os cativam. Com este projeto as crianças vão se aperceber que estão a aprender mais sobre temas relacionados com a matemática, e assim apreenderem e memorizarem conceitos enquanto usufruem do jogo em si. A primeira fase do projeto foi a criação da estória, onde foi pensado onde a história iria ser relatada, quais os personagens e como é que tudo se iria desenrolar. Paralelamente, foram pensadas as melhores maneiras de abordar a parte matemática. Após isso, foi realizada a implementação da cidade, uma parte mais visual e de seguida foi implementado o restante jogo onde foi necessário a utilização de código para que tudo pudesse funcionar como desejado. No fim do estágio foi conseguida a realização completa de um protótipo pronto a ser distribuído pelas escolas para que sejam realizados testes com as crianças. O protótipo inicia-se com o tutorial, onde o jogador tem pela primeira vez contacto com a história, o funcionamento e ambiente de jogo. Tomando o lugar de um pequeno herói, interage com os pais no interior da sua casa enquanto se prepara para deslocar-se até ao fórum da cidade. Em conjunto com o seu companheiro, interage com outras personagens pelo caminho até chegar ao fórum onde está a decorrer um festival. Aqui, tem a hipótese de realizar jogos de matemática em vários locais e momentos. O protótipo conclui-se com o término dos 4 jogos disponíveis.

The goal of this project is to help the students to have better grades using interesting methods. With this project, they are going to notice that they are learning more about math’s without even noticing because they are distracted with the game itself that the mathematics matter is going to be stuck in their heads. The first phase of the project was the creation of the story, where it was going happen, who the characters are and how everything was going to unroll. While that was happening, the mathematic part was kept in thought to find the best ways to implement it. After that the city was built, a more visual part. Then the rest of the game was put to work using code so that everything could work as planned.  The prototype initiates with the tutorial where the player, for the first time, has its first contact with the story, it’s mechanisms and environments. From the perspective of a small hero, this one interacts with his parents inside the house while preparing for a trip to the city forum. Along with his companion, he interacts with the other characters at the festival that is on the way to the forum. In here he has the chance to engage in math games at various spots at certain times. The prototype concludes after finishing four available games.