OS MAGALHÃES


“Os Magalhães”, curta-metragem em Animação 3D, desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Projeto da Licenciatura em Multimédia, no ano letivo 2020/21, da Escola Superior de Media Artes e Design, pertencente ao Politécnico do Porto, retrata uma noite de um casal idoso que vive, à flor da pele, os perigos e os medos trazidos pela pandemia provocada pelo SARS-CoV-2. A produção fundamenta-se na experiência de vida de Joaquim e Fátima, avós maternos do aluno Marco Magalhães Bártolo que, por constituírem um grupo de alto risco, vivem o acontecimento Pandemia de uma maneira única e particular. Este projeto visa ilustrar os principais medos, inseguranças, saudades, tristezas e sonhos do mesmo na sua fase final de vida. Pretende divulgar às populações mais jovens as derradeiras e verdadeiras dificuldades que um ser humano pode ter de vivenciar perante o estado atual do planeta. Devido à sua complexidade, este trabalho visa melhorar as competências do aluno nos ramos da Modelação e Animação 3D. Esta última componente fundamenta-se no uso e estudo do sistema de captura de movimentos X-Sens.

"Os Magalhães", a short film in 3D Animation, developed within the scope of the course unit Project of the Bachelor's Degree in Multimedia, of the School of Media Arts and Design, in the academic year 2020/21, portrays an evening of an elderly couple who live, to the surface, the dangers and fears brought by the pandemic caused by SARS-CoV-2.  The production is based on the life experience of Joaquim and Fátima, the maternal grandparents of student Marco Magalhães Bártolo, who, being a high-risk group, live the pandemic event in a unique and particular way. This project aims to illustrate the main fears, insecurities, longings, sorrows and dreams of the same in their final stage of life. It intends to disclose to younger populations the ultimate and true difficulties that a human being may have to experience in face of the current state of the planet. Due to its complexity, this work aims to improve the student's skills in the branches of 3D Modeling and Animation. This last component is based on the use and study of the X-Sens motion capture system.