DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS E MECANISMOS DE STORYTELLING EM FORMATO DE AVENTURAS RPG PARA AMBIENTES ESCOLARES

LUÍS SAMPAIO



Este projeto de estágio na Kendir Studios teve como objetivo criar um ambiente de jogo educativo para ajudar os alunos a obterem melhores resultados na aprendizagem, utilizando técnicas e mecanismos de jogo que nunca foram utilizados ou aproveitados na área a uma escala semelhante à do projeto. O jogo pretende aproveitar ao máximo as versáteis características que se incluem neste ambiente de multimédia para integrar conteúdos curriculares na jogabilidade, motivando os alunos a jogar e a ser produtivos nos seus estudos de uma forma divertida.  O projeto está dividido em várias componentes. (1) A componente de estória que inclui todo o desenvolvimento do mundo do jogo, as suas personagens e os eventos que nele se desenrolam para captar o interesse do jogador e incentivá-lo à exploração. (2) A componente de mecanismos de jogo que integra os conteúdos curriculares dentro das mecânicas de jogo, de forma não intrusiva, para atingir um equilibro entre jogabilidade divertida e aprendizagem. (3) Finalizando-se o projeto com a componente visual que engloba a construção e implementação da história visualmente no mundo de jogo.  O protótipo desenvolvido consistiu num jogo dedicado aos conteúdos lecionado em matemática do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, contendo as mecânicas básicas que são utilizadas ao longo do jogo, assim como um tutorial com várias atividades integrando os mesmos conteúdos.

This internship project at Kendir Studios aimed to create an educational game environment to help students achieve better learning results, using game developing techniques and mechanisms that have never been utilized or sufficiently explored in the area on a scale like that of this project. The game makes the most of the versatile features that the medium of video games can encompass to integrate study content into the gameplay, motivating students to play and be productive in their studies in a fun way.  The project is divided into several components. (1) The story component which includes the entire development of the game world, its characters and the events that take place in it to capture the player's interest and encourage them to explore. (2) The mechanisms that integrate the educational content into the game mechanics in a nonintrusive way to achieve a balance between fun gameplay and learning. (3) Lastly, the visual component which encompasses the construction and implementation of the story visually in the game world. The prototype developed consists of a game dedicated to the contents taught in 5th grade math of the 2nd cycle of Basic Education, containing the basic mechanics used throughout the game, as well as a tutorial with several activities integrating mathematics.