AMPLIFICA

ISABEL NUNES


A “Musicalidade dos Objetos” é uma autoproposta que depreende o desenho de objetos sonoros que convidam à interação e à sua experimentação, provocando uma aprendizagem autodidata de como produzir as mais diversas melodias, ritmos e sons. No projeto são propostos dois objetos – um shaker e um reco-reco – que fazem parte da série em aberto, “AMPLIFICA”, pensada com o intuito de se estender ao desenvolvimento de mais instrumentos, posteriormente. Nesta série, os objetos desenvolvidos para serem utilizados e tocados pelas mãos, visam salientar movimentos – conscientes ou inconscientes - gerados pelo corpo humano, tendo em consideração a anatomia deste para uma melhor relação entre quem utiliza e o objeto.  O shaker, materializado em pinho, foi desenhado com uma curvatura para se encaixar na palma da mão - de modo a produzir som ao movê-la, - já a sua tampa é removível e possibilita a colocação ou troca de grãos - assemelhando o som do objeto ao das maracas. O reco-reco, assim como o nome indica e similarmente ao instrumento de percussão de mesma nomenclatura, também materializado em pinho, produz som quando os dedos chocam com as reentrâncias existentes e o mesmo é amplificado devido à caixa oca cilíndrica do objeto.

Musicality of Objects is a self-proposal that involves the design of sound objects that invite interaction and experimentation, provoking a self-taught learning of how to produce the most diverse melodies, rhythms or sounds. In the project two objects are proposed - a shaker and a reco-reco - which are part of the open series, “AMPLIFICA”, thought with the intention of extending to the development of more instruments, later. In this series, the objects are developed to be used and touched by the hands, aim to highlight movements - conscious or unconscious - generated by the human body, considering its anatomy for a better relationship between the user and the object. The shaker, materialized in pine, was designed with a curvature to fit in the palm of the hand - to produce sound when moving it, - while its lid is removable and allows the placement or exchange of grains - resembling the sound of the object to the maracas. The reco-reco, as the name indicates and similarly to the percussion instrument of the same nomenclature, also materialized in pine, produces sound when the fingers touch the existing reentrances and the same is amplified due to the object's cylindrical hollow case.